12 de dezembro de 2013

LA MARIHUANA ES LEGAL

La marihuana es legal por los votos de los 16 senadores del Frente Amplio 




Oí, Helena.
Finalmente ocurrió. Costó muchísimo trabajo, muchísimo.
Cada cambio, cada paso hacia la libertad demanda enorme esfuerzo.
Abrazo
MM

E foi assim que fiquei sabendo, por informação de um querido amigo, de um daqueles fatos que mudam o mundo. 
Outra vez Uruguay!
A governá-lo, um lutador, desde sempre idealista. A acreditar, um povo que lê e pensa a pátria com liberdade para todos.  
Pepe Mujica entra para a história em vida. E que história! E que vida! 
A legalização, a produção, o controle da venda da maconha, os limites, o plantio caseiro. Tudo isso foi estudado não do ponto de vista dos armadores, mas dos pacificadores. A repressão jamais será instrumento para a paz. 
Nem se fale nas pressões que sofreu dos interessados na guerra às drogas, já tão conhecidos. E o triste papel dos fanáticos que acham que podem deter a história. Mujica venceu, é isso. Porque chegou a hora, assim como chegou a sua hora de ser eleito Presidente.
Ficou claro que se trata de uma experiência em que o país buscará outra forma de diminuir os conflitos que causam tantas mortes pelo mundo, e que só tende a aumentar, com o ódio e a intolerância. A idéia é experimentar outra coisa. E é o que fará. Porque está atento ao que acontece no mundo, que também é o seu redor. Porque não carrega vaidade ou pompa, porque seu desejo é humanizar a vida daqueles que permanecem compañeros - o povo inteiro.

Sim, é preciso esperar. É preciso resistir e desejar esperando. E preciso esperar e ser muitas vezes vencido, e indignar-se, e novamente tentar os degraus e as quedas até que chega o dia de uma enorme, indescritível, beatífica sensação, sentimento, graça talvez demais talvez quem sabe eu não mereça nem suporte mas sim. 
Escrevo sem inveja, não me dou a fundamentalismos. A alegria não tem pátria. Ela é um sentimento, um clamor, um clímax. A alegria que vem de uma vitória. Não a vitória da competição feroz, mas dos argumentos e dos exemplos. É doce e amigável essa vitória. É uma vitória de milhões  É azul e branco. Tem um sol nas mãos. 
E se eleva para o verde.
Um dia, espero, será verde e amarela. 

Um comentário: