6 de maio de 2012

O OUTRO DIA

Ontem foi a Marcha da Maconha em Ipanema, desta vez começando no Arpoador, programada para ir até a rua Maria Quitéria. E isso num ritmo, vocês sabem, lentíssimo, não só pela natureza da coisa mas porque a polícia insistia em manter livre a pista da esquerda para que os carros não passassem, como de fato não estavam passando. Para impor-se, apenas, vocês sabem como é.
Estranhei que desta vez a moçada tenha fumado na Marcha. Não fumar é a orientação, uma vez que a permissão é em decorrência do direito de expressão, mas fumar configura o ato ilícito. Estarei errada?
Por outro lado, como é que você vai reivindicar sem o objeto do desejo em pauta? Daí o conflito.
E foi assim que
Ato I - Acordei hoje com a alma alegre, vi os jovens tão bonitos lutando por um direito que é tão deles como falar ou ouvir. Defesa do plantio e do uso. Integração - que o homem não está separado da natureza. Tudo pode ser prazer e troca.
Voltava para casa depois, pensando em como seria bom ficar na praia, sob aquela lua imensa, que até piscava o olho, como em velhos tempos ou em velhos sonhos, nem sei mais.

Ato II  - ligo o computador e vejo no Youtube Renato Cinco falando sobre o que se seguiu depois que fui embora. Quando a Marcha caminhava ainda pela Vieira Souto, uma viatura da polícia de choque entra na contramão e segue, atravessando a marcha, até o carro de som, onde começa a fazer provocações. Não sei que provocações foram essas. O Cinco não falou.
Ato contínuo, dão tiros com balas de borracha e jogam bombas de gás lacrimogêneo e com isso conseguem dispersar o público. Sobem na viatura e vão embora.

Imprensa, pouco. Ontem era também o Viradão Carioca - uma série de eventos que o governo banca com a intenção de alegrar a população penallzada. A Globo cobriu o dia todo.

De modo que a polícia deve ter achado que a fumaça, que subia aos céus e brincava com a lua sob fundo azul-marinho deve ter sido uma provocação. Foi lá, com as armas do terror, e acabou com esse negócio de maconheiro protegido pela lei. Se a repressão é boa para a favela, deve ser boa também para esses subversivos. Já temos experiência disso.
A orientação é sempre a de não fumar. Mas desta vez, sei lá, saiu do controle. Já são anos de espera para uma coisa sobre a qual ninguém - absolutamente ninguém - pode decidir por cada um.

A foto é reveladora.

http://www.youtube.com/watch?v=sDFyAib_4Us&feature=youtu.be
http://www.youtube.com/watch?v=ek109dl5FKw
...

Nenhum comentário:

Postar um comentário