1 de maio de 2012

1º DE MAIO, TRABALHADOR


"Assim, sob qualquer ângulo que se esteja situado para considerar esta questão, chega-se ao mesmo resultado execrável: o governo da imensa maioria das massas poulares se faz por uma minoria privilegiada. Esta minoria, porém, dizem os marxistas, compor-se-á de operários. Sim, com certeza, de antigos operários, mas que, tão logo se tornem governantes ou representantes do povo, cessarão de ser operários e por-se-ão a observar o mundo proletário de cima do Estado; não mais representarão o povo, mas a si mesmos, e suas pretensões de governá-los.
Quem duvida disso não conhece a natureza humana."
Mikhail Bakunin
(1814-1876)
É impossível que ainda se creia no voto como um instrumento de mudança. O dia do trabalho, no meu tempo, era quase sempre de luta. Depois de tantos anos de humilhações, o que ganha o trabalhador? Show de música sertaneja, pelo Brasil afora. É nisso que nos transformamos e nos transformaram os sindicatos capachos, como se dizia na época.
Portanto, nada mais pertinente que a citação de Bakunin, para que acabemos com essa palhaçada de comemorações. Os exploradores sempre precisam dos explorados. Por isso é bom mantê-los distraídos. Dê-lhes música sertaneja para que se esqueçam que amanhã estarão na obra, sob o sol duro, limpando as casas, sob ordens, cozinhando e olhando as crianças, de um lado bandido, de outro ladrão, equilibrando-se nos trens, arriscando-se nos ônibus, nas barcas, no metrô. Aquele trabalhador que não tem nada de seu, casa, louça ou comida. Aquele que não se cansa de construir o país, mesmo que tenha que destruir-se, e ao País, porque o movimento quer, e o movimento é forte: chama-se capitalismo, e não permitirá jamais que o pão seja para todos.
...

2 comentários:

  1. Cara Helena, tal - também - o raciocínio do Golbery, ao preferir o PT ao PTB (do Brizola) ou ao Partido Comunista. Afinal, o sonho de qualquer empregado é se tornar patrão, sem qualquer ideologia. Desde sempre. Abraços, Pedro.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso! Helena, mais atual do que Bakunin só a exploração.
    Não bastasse a realidade, a trilha sonora do dia do trabalhador é pior do que a realidade sequer faz sonhar.
    Faz chorar de raiva ou corar de vergonha.

    beijo

    ResponderExcluir