11 de novembro de 2010

MOVIMENTO LITERÁRIO: UMA PROMESSA?

Tenho observado uma grande movimentação em torno da literatura nos últimos tempos. Há vários eventos literários acontecendo quase ao mesmo tempo, o que faz supor uma nova onda para a literatura.


Queixam-se os poetas de que a poesia não tem público, e de fato quem freqüenta com mais assiduidade os eventos verifica que o público é sempre de poetas, e dependendo dos lugares, os mesmos.


Por isso resolvi criar o blog do panorama da palavra, que não substitui o jornal, mas que pretende oferecer, num tom de reportagem, informações sobre semelhanças, diferenças, participações e organização dos encontros literários.


Claro que os livros merecerão lugar, bem como os poetas e poemas, além dos acontecimentos. Assim poderei responder com mais agilidade àqueles que buscam divulgação do seu trabalho ou do alheio que mereça.

Mas para isso conto com você, caro leitor, que já me acompanha neste blog. Não poderei estar em todos os lugares e não quero que minha opinião (somente ela), sirva para informar o que é, quem é, como é, onde e quando.

Assim como o blog, também eu estou sempre em processo.


Combinados assim, veja lá: http://www.panoramadapalavra.blogspot.com/
e me ajude na empreitada que, sabemos, não é fácil.

Esta postagem é madrinha do blog que nasce, e para dar-lhe força chamo um poeta imbatível:

Fernando Pessoa.


Tenho tanto sentimento
Que é frequente persuadir-me
De que sou sentimental,
Mas reconheço, ao medir-me,
Que tudo isso é pensamento,
Que não senti afinal.

Temos, todos que vivemos,
Uma vida que é vivida
E outra vida que é pensada,
E a a única vida que temos
É essa que é dividida
Entre a verdadeira e a errada.

Qual porém é a verdadeira
E qual errada, ninguém
Nos saberá explicar;
E vivemos de maneira
Que a vida que a gente tem
É a que tem que pensar.
...

8 comentários:

  1. parabéns pela iniciativa, Helena. Uni-vos poetas, artistas, sonhadores e Pessoas

    realmente Pessoa é imbatível e esse poema é lindo.

    poetabraços

    clauky boom
    movimento inverso

    ResponderExcluir
  2. Sempre atenta e combativa, hein, chinoca! Faz lembrar aquele beija-flor que levava uma gota d'água no bico para combater o incêndio na floresta. Só que no teu caso levas mais lenha à fogueira, e assim todo o ambiente fica mais quentinho. Que bom!

    ResponderExcluir
  3. Con mis saludos desde Santiago de Chile, una maravilla como siempre abriendo ventanas y puertas y el cielo entero para tí, para todos nois.

    abrazo farterno,

    Leo Lobos

    ResponderExcluir
  4. Heleninha,
    Gostei do Panorama on-line. Parabéns pra nós que ganhamos esse presente. Falar em presente, divido com vocês o que ganhei hoje
    de manhã. É do Torquato, que um dia fechou a porta e abriu o gás.
    bj
    Lena

    (Torquato Neto)

    Torquato Pereira de Araújo Neto (Teresina PI, 1944 - Rio de Janeiro RJ, 1972) é um dos bons poetas piauienses.

    A RUA

    ***|***

    toda rua tem seu curso
    tem seu leito de água clara
    por onde passa a memória
    lembrando histórias de um tempo
    que não acaba

    de uma rua de uma rua
    eu lembro agora
    que o tempo ninguém mais
    ninguém mais canta
    muito embora de cirandas
    (oi de cirandas)
    e de meninos correndo
    atrás de bandas

    atrás de bandas que passavam
    como o rio parnaíba
    rio manso
    passava no fim da rua
    e molhava seu lajedos
    onde a noite refletia
    o brilho manso
    o tempo claro da lua

    ê são joão ê pacatuba
    ê rua do barrocão
    ê parnaíba passando
    separando a minha rua
    das outras, do maranhão

    de longe pensando nela
    meu coração de menino
    bate forte como um sino
    que anuncia procissão

    ê minha rua meu povo
    ê gente que mal nasceu
    das dores que morreu cedo
    luzia que se perdeu
    macapreto zé velhinho
    esse menino crescido
    que tem o peito ferido
    anda vivo, não morreu

    ê pacatuba
    meu tempo de brincar
    já foi-se embora
    ê parnaíba
    passando pela rua
    até agora
    agora por aqui estou
    com vontade
    e eu vou volto pra matar
    essa saudade

    ê são joão ê pacatuba
    ê rua do barrocão.

    ResponderExcluir
  5. Acho que é isso mesmo, Helena, só essa semana sei de no mínimo três eventos. Um no Rio, outro em Ouro Preto e outro em Pipa-RN. Estarei frequentando o de Ouro Preto. Boa sorte com o novo blog. Irei lá.

    ResponderExcluir
  6. Sua iniciativa é nobre, sábia, inteligente. Que os poetas nem as poesias sejam apenas para os próprios poetas e poesias, mas que cheguem aos ouvidos, bocas, mentes das pessoas.

    Adicionarei seu blog ao meu.

    Abraço e remos ao sucesso.

    ResponderExcluir
  7. Olá helena eu que digo que não é nada facil principalmente quando se tenta fazer algo com qualidade.
    Mas, se precisar de alguma coisa pode contar comigo, desde que a distancia não atrapalhe(rs).
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela iniciativa! Essa poesia do Pessoa é avassaladora.
    Beijo,
    Gui

    ResponderExcluir