22 de abril de 2010

SALVE 23 ABRIL !




É feriado por São Jorge. Tudo bem. Viva São Jorge! Mas por mim seria feriado por outros motivos. Porque é dia de aniversário de Jorge de Lima e Pixinguinha. Dois brasileiros ilustres, dois artistas universais. Certamente não fazem parte do "Viradão Carioca". Viradão me lembra um pouco virado à paulista, sei lá. Andarão os paulistas mexendo na programação cultural (?) do Rio de Janeiro. Já não bastam os pastores da Igreja Universal mexendo no trânsito? Mas deixemos de bairrismos. Não percamos a viagem.

Jorge de Lima completa 117, Pixinguinha 106. Um é alagoano; o outro, carioca. Os poetas, como os santos, ficam para sempre. Estão nos livros e vamos a eles sempre que precisamos ou queremos. Estão vivos em nós, apenas não os conhecemos pessoalmente.

Não por acaso é também o dia em que rodou pela primeira vez o panorama da palavra, já lá se vão 13 anos. Pouco tempo? Um bocado. Trata-se de um jornal, não de uma pessoa ou de uma instituição. E o panorama da palavra, ainda bem, nunca foi uma instituição. Os milagres não têm cartório para registrá-los. A não ser os do Vaticano, mas aí já seria entrar em terreno perigoso.

O dia 23 de abril, portanto, não é pouca coisa. Por isso eu o celebro pensando na poesia e nos amigos, em todas as pessoas que estiveram mais ou menos perto desde que tudo começou; no que aconteceu depois, na caminhada. Fazendo uma referência especial ao poeta Augusto Sérgio Bastos, parceiro de primeira hora, e ainda.

Caminhar, eis a vida. Um passo depois do outro, as retenções, os atrasos, as arrancadas, a estagnação e os avanço. Junto com tudo, as amizades que se fortalecem e agregam, e algumas boas risadas.

Estamos vivos, e essa constatação é o impulso de cada dia. Vamos lá, é a nossa parte.Mas não sozinhos. Vamos com o poeta.

Quanto a Pixinguinha, bom, ele tem os músicos para saudá-lo melhor do que eu; e que o cantarão na data, tenho certeza.

.....
SONO E DESPERTAR DO POETA

Jorge de Lima



O meu nascimento me acordou.

a minha morte me adormecerá.

Tu levas um cadáver para onde amigo?

A vida é cheia de guizos

Tapa os ouvidos dorme, dorme.

dorme, dorme, a noite é boa,

o dia é oco como um guizo.

A minha morte me adormecerá

O meu nacimento me acordou.

tu levas um cadáver para onde, amigo?

Sol, sê testemunha que o fim já chegou,

que a carne morreu,

que a alma está viva.

Antes de tu te extinguires, Sol

olha o espírito continuando.


...

4 comentários:

  1. Jorge de Lima é o verdadeiro São Jorge, maior poeta do Brasil.
    Pixinguinha nem se fala, tem uma importância pra música muito maior que se possa imaginar,
    mais moderno de todos os "modernos" por ser eterno.
    Os artistas são os verdadeiros santos pela transcendência através da arte, para sempre um milagre.
    beijo

    ResponderExcluir
  2. o coment e bobinho: viradão lembra virado a paulista pq começou em Sampa que "criou" esse nome justamente em correlação ao prato. mas prazer de ler seus textos sempre é muito grande.
    VIVA SÃO JORGE JORGE DE LIMA PIXINGUINHA E O PANORAMA

    ResponderExcluir
  3. vc, sempre, inspiração.
    beijos,
    vanessa

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Helena pelo inspirado texto. Salve São Pichinguinha. Salve São Jorge de Lima!!!23 de abril para mim também não é pouca coisa pois é o dia em que eu nasci aqui no cerrado, triângulo Mineiro, Brasil!
    Hélvio Lima . artista plástico . escritor . editor do Aeroplano e Fundinho Cultural

    ResponderExcluir